sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Plantas medicinais: picão


Esta planta acima do gato, ao ladodo gato e suja de gato (rs) é o picão. A gente usa para males do fígado. Quando o bebê está com icterícia (intiriça, tiriça) a mãe, quando ouve os conselhos da mãe, avós (gente de sabedoria, sabe?) costuma dar banho no bebê na água fervida com picão. A água fica amarelada. Depois de alguns banhos o bebê fica bom. Os médicos (muitos) não recomendam, mas a mãe e a avó sim. Quem você seguiria? Eu tenho minha convicção na sabedoria de vida dos mais velhos, e não na academia dos mais novos.

10 comentários:

  1. Esta planta aqui no nordeste, é utilizada como chá para hepatite. Tem até farmácia de manipulação que vende ela em saquinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha gatinha está com lipidose hepática ( Hepatite). Questionei a veterinária se posso dar chá de picão para ela, pois antigamente as pessoas tomavam este chá e ficavam curadas da hepatite. Ela falou que posso dar sim.

      Excluir
  2. Olá Birula artes! O picão é utilizado para os males do fígado, inclusive para a cura da hepatite, como você mencionou, nesse caso como chá. Obrigada por enriquecer a postagem com a sua informação.

    Beijos,

    Hosamis.

    ResponderExcluir
  3. realmente o picão é otimo curou até o pé de atleta do meu esposo, e esta ajudando na cicatrização da sua cirurgia no calcanhar,uso como chá e banho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, grata por sua contribuição. Abraços, Hosamis.

      Excluir
  4. Limpa o figado mesmo! Essa planta funciona. E os gatos são "sementeiros", eles atuam nas cidades como distribuidores dessas sementes pelas vizinhanças. Aqui nasceu um monte e tem muitos gatos. Eles espalham as sementes pelos pelos. Além de outras plantas, porque não são apenas pássaros que espalham sementes.

    ResponderExcluir
  5. • Nome Científico: Bidens pilosa
    • Nomes Populares: Picão-preto, Amor-de-burro, Amor-seco, Carrapicho, Carrapicho-agulha, Carrapicho-cuambu, Carrapicho-de-agulha, Carrapicho-de-duas-pontas, Carrapicho-picão, Coambi, Cuambri, Cuambú, Erva-de-picão, Erva-picão, Erva-pilão, Fura-capa, Furacapa, Goambú, Macela-do-campo, Paconca, Picacho, Picacho-negro, Picão, Picão-do-campo, Pico-pico, Piolho-de-padre
    • Família: Asteraceae
    • Categoria: Plantas Daninhas
    • Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
    • Origem: América Central, América do Sul
    • Altura: 0.6 a 0.9 metros
    • Luminosidade: Sol Pleno
    • Ciclo de Vida: Bienal

    ResponderExcluir
  6. Eu nasci com icterícia, os médicos queriam me deixar internada, mas minha mãe se recusou. Teve até que assinar termo de responsabilidade para me levar para casa... Não só dava banho de picão em mim, como o chá para eu beber e diz que eu adorava, rs. Em uma semana não tinha mais nada e hoje, trinta anos depois, continuo estou forte e saudável :)

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Carol, vc tem a idade de minha filha mais velha que também nasceu com icterícia, dei banho nela e a curou . Hoje, dou p meu sogro que está com Calabar e diabetes e tem servido muito.
    Sou do tempo que uma dica caseira de mãe e vó serve muito.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir