quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A lua e o plantio

A amiga Cida me ligou hoje (17/01) e perguntou-me se eu tinha mudas de couve para lhe ofertar, pois ela desejava fazer o plantio visto que a lua está em boa fase. Infelizmente não tinha, mas iniciamos uma conversa sobre fases da lua relacionadas à agricultura. Ela então me sugeriu fazer uma postagem no blog sobre o assunto. Encontrei um belo texto ao pesquisar na internet. Infelizmente está sem autoria. Exponho abaixo alguns fragmentos:  

 LUA E PLANTIO 




A Lua governa todos os tipos de fertilidade e todos os ciclos de crescimento. A atração magnética que exerce sobre a terra influencia o volume da seiva circulando no interior das plantas e vegetais. Plantar de acordo com as fases da Lua e com a natureza do signo em que ela se encontra é bastante produtivo. 

FASES DA LUA

Segundo o astrólogo Jim Maynards no seu Celestial Guide, o ciclo crescente da Lua (da Nova até a Cheia - fase iluminada) é bom para plantar, fazer enxertos ou transplantes de plantas anuais (anual é um tipo de plantio que completa um ciclo inteiro numa única estação e que precisa ser replantada a cada ano).

No ciclo após a Lua Cheia (minguante - na fase menos iluminada) é melhor podar e plantar bienais, plantas perenes, bulbos e raízes (bienais incluem plantas que são cultivadas numa estação e só são colhidas no próximo ano e na mesma estação). As plantas perenes, bulbos e raízes incluem todos os cultivos que crescem da mesma raiz ano após ano.

O último quarto minguante (logo antes da Lua Nova) é melhor para lavrar e cultivar o solo para eliminar ervas daninhas e pragas.

Uma regra simples mas preciosa é que o cultivo de plantas aéreas (que crescem sobre o solo) é feito durante a Lua Crescente e o cultivo das plantas subterrâneas (que crescem sob o solo) deve ser feito durante a Lua Minguante.

O astrólogo Llewellyn no seu Moon Sign Book nos dá maiores detalhes sobre cada fase da Lua.

1º Quarto Crescente:

Plantas anuais que dão seus frutos sobre o solo cujas sementes crescem na parte externa das plantas e que tem muita folhagem são as mais favorecidas para o cultivo nesta fase. Ex.: aspargos, brócolis, couve flor, alface, espinafre, repolho, couve, agrião, salsa, pepino, endívias, chicória e escarola.

2º Quarto Crescente: 

Plantas anuais que crescem acima do solo, mas que produzem suas sementes na parte interna do fruto. Ex.: tomate, feijão, fava, beringela, melão, abóbora, pimenta, ervilha, etc.

Alho, cereais e grãos podem ser plantados tanto na primeira fase quanto na segunda fase do Quarto Crescente.

3º Quarto Minguante:

Ideal para o cultivo de plantas bienais, perenes, bulbos e raízes. Ex.: cenoura, cebola, batata, morango, framboesa, uva, rabanete, beterraba, nabo, trigo.

4º Quarto Minguante:

Uma boa fase para corte de madeira. (...)


15 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SOBRE PLANTAS MEDICINAIS QUE SE PLANTA A PRÓPRIA RAIZ OU A RAMA (CAULE) DA PROPRIA PLANTA... QUAL SERIA O MELHOR DIA DO MES DE AGOSTO PARA FAZER ESSE CULTIVO... OQ EU ESTOU PLANTANDO , DEMORA DIAS PRA SE PLANTAR TUDO , POSSO ULTRAPASSAR O PERIODO IDEAL OU VAI TER ALGUM PROBLEMA COM A PARTE Q FOI PLANTADO FORA DA LUA CERTA...? GRATO...

    ResponderExcluir
  2. Olá Osney! De acordo com uma sábia, conhecedora profunda sobre plantios e fases da lua, não há uma lua certa para plantio de plantas medicinais, qualquer fase da lua é boa.

    Abraço,

    Hosamis.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado como não existe nenhuma publicação da EMBRAPA falando dos efeitos da lua sobre os plantios. Só exotéricos falando sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na pratica,agricultura familiar,a lua manda.Na duvida,plante e colha os sabados.Fato,experiencia

      Excluir
  4. Olá, adorei conhecer esse cantinho verde.Sou muito leiga, então fiquei confusa com os termos primeiro e segundo quarto crescente, esses termos correspondem a quais luas no calendário ? No meu eu vejo, Nova, Crescente, Cheia e Minguante.
    Obrigada desde já e um super abraço.

    ResponderExcluir
  5. Qual é a melhor lua para fazer enxertos e melhor lua para fazer transplante em Rosas do Deserto?

    ResponderExcluir
  6. Qual é a melhor lua para fazer enxertos e melhor lua para fazer transplante em Rosas do Deserto?

    ResponderExcluir
  7. Muito boa suas colocações.Um excelente trabalho

    ResponderExcluir
  8. Qual a resposta para a pergunta do Rodrigo kirst,tbm to interessada!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria se tem a luz certa pra plantar frutas caju,manga

    ResponderExcluir
  10. Qual a melhor quadra da lua pra se planta manga

    ResponderExcluir