quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Presentes da terra: a conta-de-lágrima (parte 1)


Essa história começou assim: minha mãe, a dona Benedita, encomendou uma terra boa, adubada, para colocar nas plantas. Comprou 10 latas ao preço de R$5,00 a lata. Quando o homem trouxe a terra, despejando no local apropriado, falou assim: 
"Vai nascer um monte de planta aqui, pois tem muita semente nessa terra."


Em alguns dias eis a terra nascendo plantinhas. 
Para nós um mistério: 
"O que seria cada uma?"
Como precisávamos da terra para as "nossas" plantas, arranquei um matinho. 
E olha a surpresa que veio:
Era um pé de conta-de-lágrima*!!!


Que alegria foi a minha! Que satisfação! 
Há muito tempo tinha vontade de plantar um pé de conta-de-lágrima e...
ela chegou assim... rsrs... sem avisar... e sem eu fazer força alguma.
Imediatamente comecei a escarafunchar a terra e olha:


Apenas algumas das muitas continhas que veio nesta bendita terra!


E eis aí, as continhas plantadas!

* "Capim da família das gramíneas (Coix lacrima-jobi), muito difundido, de cujos frutos, duríssimos e cinzentos, se fazem rosários, colares, etc.; conta-de-santa-maria, lágrima-de-nossa-senhora, lágrima-de-santa-maria, rosário." Também conhecido por "biurá". (Fonte: Dicionário Aurélio).

Na próxima postagem contarei o segundo presente que veio na terra!! Grandíssima surpresa!

28 comentários:

  1. Olá Hosamis
    Gostei muita da surpresa das mudinhas de lágrimas de nossa senhora - que é como conheço essa semente que faz parte das minhas lembranças de infância rsrs
    Mas o motivo de ter chegado até seu blog é que estou a procura de mudas dessa planta. Moro no Rio de Janeiro e só encontro as sementes em colares, artesanato, etc..
    Li num site que mesmo essas sementes usadas em colares, se colocadas de molho na água de um dia para outro e após esse tempo plantarmos, elas germinam. Será mesmo?! Você poderia me orientar se isso é possivel.
    (se conseguir mudinhas assim, será uma felicidade, terei quantas mudar quiser *---* ) rsrsrs
    Agradeço a atenção e fico aguardando a resposta. Torcendo para que seja possivel :) Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sél, as tentativas sempre são válidas. Mesmo que não tenhamos o resultado esperado, algo aprendemos. Tente! Se por acaso suas lágrimas de nossa senhora não germinarem, entre em contato que envio algumas para você. Abraços, Hosamis.

      Excluir
    2. Eu tentei mesmo Hosamis - plantei 3 sementes depois de deixá-las de molho por 1 dia. ^___^
      Plantei no dia 04 de novembro, em um vaso bem pequeno para que eu possa ver se elas porventura germinarem (o que eu espero que aconteça )
      Vou esperar um pouco, acredito que o prazo de 1 mês é suficiente para ver se minha tentativa dará certo.
      Se não der, entrarei novamente em contato e aceitarei bem contente a sua oferta.
      Vamos aguardar ^___^
      Obrigado Hosamis
      (me desculpe a demora no retorno da resposta, estava com problemas para acessar minha internet; me pergunto quem não está! rsrs - não há Lei que faça a internet melhorar, nem no acesso nem na velocidade rsrs)

      abraços, boa semana

      Excluir
    3. Oi Hosamis, você ainda não respondeu meu último comentário, mas já tenho uma resultado: uma das "lágrimas" apodreceu.
      Fui com cuidado, com um palitinho tirando a terra para ver se tinha algum progresso - a semente estava toda preta, da cor da terra e o furinho do centro, estragado...fiquei triste. Mas não mexi na outras.
      E pela foto, quando elas brotam, não alteram a cor clara da semente.

      Vou deixar meu email se por acaso, outra pessoa também estiver nessa mesma tentativa que eu, pelas "mudas de lágrima de nossa senhora" e se você quiser entrar em detalhes sobre essa minha tentativa ^__^
      Meu email é : selmha@hotmail.com

      Ah, e moro no Rio de Janeiro (vai que alguma carioca está nesse mesmo dilema ^__^ )

      abraços Hosamis.

      Excluir
    4. Tbm tô na tentativa d conseguir uma mudinha,coloquei d molho de um dia p outro, tô na espera. Um abraço

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Oi. Conseguiram? Estou com as minhas sementes emergidas na terra aguardando. Alguma dica?

      Excluir

      Excluir
    7. Olá Sel, vc ainda tem a muda?....Gostaria de algumas sementes se possivel

      Excluir
  2. Meu filho de 14 anos está com crise renal e me indicaram chá de conta de lágrima. Como posso conseguir a planta?

    ResponderExcluir
  3. Favor me responder no email:
    samu._carvalho@hotmail.com
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Eu também preciso, trabalho com chás na minha Paróquia e faço terços tb. padrefabiolucio@gmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Achei uma sementinha de lágrimas de nossa senhora no chão da casa onde trabalho e a enterrei em um vaso onde cultivamos hortaliças, e já havia até me esquecido e eis que vejo algo nascendo, tinha me esquecido achei que fosse um pezinho de pipoca e ali o deixe mas eis que algum curioso que não sei que foi arrancou o até então pezinho de pipoca. Fiquei brava mas o que adiantava tentei planta-lo aí que vi que não era milho pipoca e sim uma continha plantei novamente mas como estava quebrado ao meio e murcho não vingou agora plantei mais duas sementes vamos ver se crereis sorte dessa vez tomara que sim

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Estou em nesta busca de mudas de lagrimas de nossa senhora e não encontro, só consigo as sementes secas. Sou do RJ e em todos os lugares de planta ja fui e ja tentei até o mercado livre mas não acho. Se alguém puder me indicar como conseguir estarei muito agradecida

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Olá, eu gostaria de obter sementes para plantar em meu quintal, alguém teria para doar ou vender? Grata, Patrícia. patricia.ms.ishizu@gmail.com

      Excluir
    2. Boa noite, Marlene Farias Cassiano, se ainda tiver sementes de contas de lágrimas, e puder me arrumar ou vender, te agradeço, meu e-mail, aadcoracao2014@gmail.com
      Obg Andréia

      Excluir
  10. Encontrei umas dessas plantas. Alguem sabe dizer se germinam apenas por sementes ou por estaquias ou de que forma .? Tenho algumas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, planto num vaso, mal enterro, apenas cubro com dois milimetros de terro e aguardo pacientemente, uma hora brota.

      Excluir
  11. Pois tenho duas plantas e estao cheias de de graozinhos,o problema e que eu vivo no canada,,eos graozinhos nao cheguem a ficar maduros que devo fazer ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polinizacao artificial com cotonete humido e estufa de plastico de lixo preto?

      Excluir
  12. Olá, Hosamis, estava a procura dessa planta e encontrei seu blog, apesar de ter sido postado há anos, será que vc ainda tem ela?...Gostaria muito de algumas sementes...Ou se souber de outra pessoa que possa doar.Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Estou tentando encontrar já tem uns 5 anos, mas não encontro, moro no interior do Rio grande do Norte

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem,procurando por lágrimas de nossa senhora encontrei sua postagem,vc poderia me arrumar algumas pra eu poder plantar.Aguardo resposta... Obrigada
    santos.solange99@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Hoje fui em Paulo de Frontin/RJ, na estrada tinha muitos pés de lágrima de nossa senhora.
    Peguei algumas sementes!
    Verde, preta, branca e cinza.
    Vou colocá-las de molho hoje e amanhã vou plantar.
    Lembrei-me da minha infância...
    Depois volta aqui para dizer o que aconteceu com as minhas sementes. Germinaram, ♥️

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho semente guardadas a anos vou plantar se eu conceguir fazer germinar prometo q mando umas pra cada pessoa só q vcs tem q pagar o correio q n tenho dinheiro pra isso

    ResponderExcluir