Google+ Seguidores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Plantas medicinais: confrei

Esse é o nosso pé de confrei


A utilização dessa planta exige cuidados. Veja pesquisa abaixo:

"As folhas do confrei são utilizadas desde a antiguidade na preparação de chás para o tratamento caseiro de doenças gastrintestinais, disenterias, inflamações, reumatismos, hemorróidas, tosses e várias outras enfermidades. No entanto, estudos recentes mostram que o uso prolongado da planta pode ser tóxico ao fígado (levando a doença veno-oclusiva hepática e a casos de insuficiência do órgão) e causar o aparecimento de tumores malígnos no fígado, nos brônquios e na bexiga, não sendo recomendado o seu uso por via oral." (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Confrei)

"O confrei é uma planta medicinal utilizada como antiinflamatório em caso de contusões e batidas, pode ser encontrada em gel. Atenção! não utilize esta planta em uso interno (para ingerir), pois existe risco de intoxicação." (Fonte http://www.criasaude.com.br/N3529/fitoterapia/confrei.html)

Portanto, tenhamos cuidado. Embora a sabedoria popular faça uso interno o Ministério da Saúde proíbe.

Para mais informações, inclusive modos de usar externamente veja esse link:

3 comentários:

  1. Olá Hosamis amei o seu blog muito bacana você dividir com a gente todo esse seu rico conhecimento, aparece pra uma visitinha impossivél não te seguir e parabéns
    Bjs da Ro.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ro! Obrigada por suas palavras de carinho, mas o que faço é apenas postar alguma experiência que tenho por observar as nossas plantinhas aqui, um simples conhecimento.

    Vou lá em seu blog te visitar.

    Beijos, Hosamis.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,primeiramente agradeço pelo tópico
    Estou a procura desta planta confrei ,na verdade minha mãe mas não encontro em lugar algum ,por favor se possivel me indique locais onde eu possa encontrar aqui no ABC paulista tenho muita urgência
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir