terça-feira, 5 de junho de 2012

Plantas medicinais: Melão-de-são-caetano

As imagens abaixo são de uma planta e fruta chamada melão-de-são-caetano,
fotografada na Escola Salomão Clementino de Faria.



Ao vê-la fiquei surpresa por causa do tamanho: enorme, nunca tinha visto igual! 
Lembro-me do então conhecido "são-caetano" quando eu era criança. A fruta era do tamanho de um dedo indicador adulto, portanto bem menor do que esta da foto. Eu e meus irmãos e irmãs comíamos as sementes, muito doces e vermelhas - cor de sangue. Gostosas lembranças!
Embora as sementes desta grande fruta sejam da cor daquela de minha infância, o gosto é bem diferente -   sem sabor e sem graça. E isso me deixou um pouco decepcionada, pois fui com muita sede à fruta relembrando aquelas tão docinhas da infância.  
Com isso fiquei a pensar o seguinte: as experiências na infância estão guardadas em valores na memória, e são únicas. Muitas vezes desejamos revivê-las tal como eram (as agradáveis, claro!), mas, como estas fotografias, as sensações são impossíveis de serem materializadas. Embora a identidade continue e não se apague, como a brasa do carvão, não serão sentidas materialmente como antes, em fogo. Fato é que estão vivas para sempre na memoria, mas em estado de dormência a ser cutucada por uma sensação que a desperte como lembrança.


Através de algumas leituras, aprendi que o melão-de-são-caetano (frutas e folhas) é também usado como planta medicinal. Há pesquisas que comprovam a sua eficácia para o tratamento da diabetes tipo II. 
No link ao final desta postagem você poderá encontrar um excelente conteúdo sobre o assunto.   




Para mais informações, acesse aqui: http://www.portaldahorticultura.xpg.com.br/melao.html

45 comentários:

  1. estive com dengue e tomei melao sao caetano na cachaça..ai que fui curarda

    ResponderExcluir
  2. onde posso conseguir comprar a fruta? estou em santa catarina!
    meu e-mail: bifm00@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá biancafm, desculpe-me a demora em responder. Entrarei em contato com você por e-mail para respondê-la.

      Abraço, Hosamis.

      Excluir
    2. compre aqui eu comprei e ja plantei germinou todas
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695097273-bitter-gourd-trepadeira-sementes-vegetais-para-mudas-_JM

      Excluir
  3. Queria muito sementes alguem sabe onde encontrar?

    ResponderExcluir
  4. Olá fyukkfk! Envie o seus dados (endereço, nome) para o meu e-mail (hosamisp@gmail.com) que duas sementinhas chegaram para você através do correio.
    Abraço,
    Hosamis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá onde pisso conseguir a semente, e o fruto ? Moro no RGS, meu e-mail é ramonsul2013@hitnail.com, ou pelo whasatp 51998123129

      Excluir
  5. estou a procura da fruta onde posso conseguir ? preciso pra fins medicinais em casa ja obtivemos sucesso para malaria, e sei que e boa pra herpes meus endereço e marcela romeiro butarelli rua luis claudio matsui n 20 jardim colonial II apucarana pr cep 86812540 email marcelabutarreli@gmail.com agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, infelizmente não tenho sementes, mas se as conseguir envio para você. Continue em contato.
      Abraços, Hosamis.

      Excluir
  6. Hosamis, boa tarde! Eu gostaria de saber onde comprar em São Paulo, Capital. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compre aqui eu comprei e ja plantei germinou todas
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695097273-bitter-gourd-trepadeira-sementes-vegetais-para-mudas-_JM

      Excluir
  7. gostaria muito de adquirir as sementes para plantar aqui em casa. como faço para consegui-las? Agradeço desde já sua preciosa atenção. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Tenho um bom espaço aqui em casa e gostaria de comprar essas sementes. Como posso consegui-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compre aqui eu comprei e ja plantei germinou todas
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695097273-bitter-gourd-trepadeira-sementes-vegetais-para-mudas-_JM

      Excluir
  9. Olá eu sou do rio de janeiro, e queria saber a onde eu acho essa fruta????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber se voce foi informado onde comprar o melao de s caetano no rio caso foi favor dizer onde comprar.

      Excluir
    2. Queria saber se voce foi informado onde comprar o melao de s caetano no rio caso foi favor dizer onde comprar.

      Excluir
  10. Ola, gostaria de saber se consigo encontrar essa planta, ou fruta, melão de são caetano, para fins de cura de tumor benigno de pâncreas... se alguém souber.. envie mapremashava@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber onde posso comprar a fruta no Rio Grande do Sul/POA

    ResponderExcluir
  12. boa tarde!sou do Rio de Janeiro e gostaria de adquirir folhas de melão de são caetano para colesterol.Onde posso encontrá-las????

    ResponderExcluir
  13. Sou do Rio e gostaria de saber onde adquirir muda de melão de são caetano.

    ResponderExcluir
  14. Sou do Rio e gostaria de saber onde adquirir muda de melão de são caetano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu moro em Goiânia e honde a mamãe mora tem do pequeno desse grande nao

      Excluir
    2. Olha eu moro em Goiânia e honde a mamãe mora tem do pequeno desse grande nao

      Excluir
  15. Eu tenho plantado, o melaozinho, não este gigante, e faço mudas.
    Estou pesquisando outras aplicações.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Hosamis, como vai ? Sou Cristiane A.C.Lara e descobri seu blog hoje, dia 20.02.2017. Estava lendo sobre o Melão-de-são-caetano, pois me falaram muito bem dele e acabei descobrindo o seu blog. Você vende as sementes do melão, Hosamis ? Eu só tenho encontrado as folhas e o fruto seco (em casa de ervas), mas preciso muito da semente. Fico muito agradecida ! Meu e-mail é : christielara@gmail.com Obrigada ! :)

    ResponderExcluir
  17. Moro no Rio e gostaria de obter muda do melão de são caetano. Meu email: angele.lopes@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá eu queria conseguir umas semente dessa fruta aonde posso conseguir em porto alegre me entrem em contato robinhofontana30@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. consegui sementes e estou plantando hoje mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, sua história faz lembrar a minha, está frutinha eu encontrava em ramas, e não em galhos como na fotos, nunca mais encontrei, as plantas estão desaparencendo

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho uma cerca viva só de melao de são caetano gigante é coisa mais linda saboroso gostaria de saber pra que serve a casca.

    ResponderExcluir
  22. Olá a todos, moro em Barueri e trabalho em santana de Parnaíba e nos fundos do patio da empresa tem muito melão de São Caetano, as plantas subiram nas cercas e nos muros, mas como nem todos sabem dar valor a beleza da natureza, aqui elas são consideradas praga,eu da minha parte gosto muito.
    Elas estão repletasde flores e frutos,da gosto de ver, os frutos são exóticos especialmente quando se abrem expondo as sementes vermelhas.
    Nao me canso de ir lá nos fundos do pátio só pra aprecia-las, levei algumas para casa mas estão demorando muito para germinar, mas eu sei que logo terei a minha planta em casa,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro no Rio de Janeiro, poderia por favor, me enviar algumas sementes. Desde já agradeço. Ellen

      Excluir
  23. Moro em São Paulo capital, bairro Vila das Belezas e quero saber onde compro mudas de melão de sâo Caetano?

    ResponderExcluir
  24. Preciso de obter sementes de melão de São Caetano para uso medicinal.
    Quem puder enviar, escreva para o meu Email: josyeshua@gmail.com.
    Desde já, agradeço o carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  25. aqui no Ceará em todos os terrenos baldios tem muito!!!a gente chama essa fruta de crista de galo !!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá preciso muito dessas sementes quem puder enviar por favor anna-gatinha22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. quero comprar as sementes do sao caetano gigante como faço, netomachado942@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Continuo querendo obter uma muda ou sementes do melão de são caetano. Moro no Rio. Telefone 21-9.6754-4364.

    ResponderExcluir