Google+ Seguidores

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Desenvolvimento do pé de graviola

O pé de graviola cresce. 
Há muitas tentativas de frutos, mas quase todas as flores caem. 


Eis aí o terceiro fruto:


Algum tempo depois, mais desenvolvido:




Porém, o fruto que mais me surpreendeu foi este abaixo:


Ele veio doentinho, torto, pegou praga a ponto de ser preciso lavá-lo com escova de dentes (com cuidado), entretanto não caiu, não, não caiu... 
Quase não havia esperanças que fosse adiante. 
E que surpresa nos deu: foi o fruto mais sadio internamente e gostoso dentre os já nos dado (4 frutos)! 
A natureza nos ensina, sempre, bastando estarmos abertos a ela. 

Sobre a graviola:
"A graviola (Anona muricata) é uma planta originária das Antilhas, onde se encontra em estado silvestre. No Brasil, tornou-se subespontânea na Amazônia. Prefere climas úmidos e baixa altitude.
A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura) e encontrada em quase todas as florestas tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos. Os frutos têm forma ovalada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilogramas e dando o ano todo. Contém muitas espinhas, vermelhas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e considerados por muitos que o comeram semelhante ao fruto Abobora."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Graviola 

12 comentários:

  1. Olá Hosamis, Bom dia! Encontrei seu blog quando pesquisava sobre o desenvolvimento das sementes de Jatobá. Fiquei maravilhada, quantas fotos e informações importantes. Muito Obrigada e parabéns pelas informações. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa! Obrigada por suas palavras de carinho, que são incentivo para continuar pesquisando, plantando, fotografando e compartilhando imagens e escrita.

    Abraço,

    Hosamis.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Não sei o que está acontecendo com minhas graviolas. as flores nascem, ficam lindas, mas quando as pétalas caem, o fruto ainda pequenino está escuro. Não entendo, pois a árvore está linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edipico, talvez o seu pé de graviola esteja necessitando de algum nutriente. Encontrei esse artigo que trata do assunto: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/28002/1/Circ.tec.36.pdf

      Depois me diga aqui se funcionou. Abraço, Hosamis.

      Excluir
  4. Plantei 5 sementes de graviola em um balde com terra ha mais de 10 dias e ainda não nasceram. Gostaria de saber. com quantos dias uma semente de graviola germina e qual o tratamento adequado que se dá a essa semente preliminarmente. Abraços e aguardo se possível resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Souza, a experiência que tenho em germinação de sementes de graviola é a de aprendizagem sobre a paciência .... rs... sim, é necessário bastante paciência, pois pode demorar bastante tempo. É importante acomodar as sementes bem rasas, a mais ou menos 1 cm de profundidade, e regar todos os dias. Assim que elas germinarem, diga-nos aqui.

      Abraços e sucesso,
      Hosamis.

      Excluir
  5. eu estou fazendo mudas de açaí anão de graviola entre outros tenho bastante ervas medicinais fraviog69@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho um pequeno ''jardim ''na minha casa ,e estou com um hábito de comer frutas e jogar as sementes na terra sempre preparada para flores.Foi assim que nasceram mangueira,mamoeiro, sapotizeiro e há uns 6meses nasceu uma planta que não sabia o que era, pois havia'' jogado'' sementes de fruta do conde e graviola que eu havia saboreado e eram lindas e gostosas, e não conhecia a árvore. Essa foi a causa de pesquisar no google. Fiquei muito feliz pois a graviola é uma fruta gostosa e importante. Fiquei triste porque ontem vi uns pontos brancos e agora sei que são fungos e vou cuidar, vi 1 soldadinho. Muito obrigada pelo esclarecimento pois não conheço muito de árvores. Obrigada e muito sucesso p você .

    ResponderExcluir
  7. tenho um pé de graviola na minha calçada ,más não se ela estraga ,racha a mesma tenho dó de desfazer dela como é a raiz dela? agradeço desde já .

    ResponderExcluir
  8. tenho um pé de graviola na minha calçada ,más não se ela estraga ,racha a mesma tenho dó de desfazer dela como é a raiz dela? agradeço desde já .

    ResponderExcluir