domingo, 4 de dezembro de 2011

Jatobá: sementes, plantios, germinação...




Sementes de Jotobá.
Quem me deu essas sementes foi a amiga Cida! Obrigada!


Sementes de Jotobá.
Olha, como são lindas!


Sementes de jatobá.
Plantio.
Como sabem os leitores, uso a metodologia de plantar em caixinhas, pois a intensão é doar as mudas assim que estejam fortinhas e prontas para a plantação diretamente no chão.

Jatobá. Germinação.


Jatobá. Germinação.

A minha amiga Cida já tinha me dito que era assim a germinação da semente de jatobá:
a terra expulsa a semente (ou invólucro da semente). 
Esse invólucro, de cor rósea, então expulso é elevado ao caule. 
Gente, é muito interessante! 

Jatobá. Germinação.
A princípio o invólucro fica no ápice do caule e dele nasce o primeiro par de folhas, de cor roxa.

Jatobá

Jatobá

Jatobá
Com o desenvolvimento das folhas, que se assemelham aos pulmões, e do caule, o invólucro fica por determinado tempo no centro do caule.

Jatobá

Jatobá

As folhas continuam vindo aos pares.

Penso que esse pendãozinho aí, ao lado do segundo par de folhas, seja mais duas folhas que estão por vir. 
Vamos esperar para ver...


Jatobá. Em crescimento.


O invólucro logo logo cairá, assim disse a Cida. 
Percebo que ele já está enrugando.
É, tudo tem o seu tempo, e o dele, que foi a casa do gene do jatobá, logo deixará de ser útil, 
e cairá...



Até aqui as imagens foram fotografadas por mim, Hosamis.

Senti necessidade de mostrar o desenvolvimento das sementes até chegar em frutos, por isso complemento essa postagem com outras imagens:


Jatobá: a árvore
(Fonte: google imagens)
Jatobá: as flores
(Fonte: google imagens)


Jatobá: o fruto
(Fonte: google imagens) 



39 comentários:

  1. Gostei do seu post. Gostaria de saber como cuidar e periodo de crescimento (por exemplo, demora um mês pra germinar). Desde já, agradeço pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle. A experiência que tive com a germinação do jatobá foi a seguinte: algumas sementes (a maioria) germinaram em poucos dias, menos de 1 mês; outras demoraram um pouco mais; mas uma semente me causou surpresa, pois demorou quase 1 ano para germinar. Quando já pensava que todas já haviam nascido, de repente veio aquele germinar lindo rompendo a terra. Portanto, é preciso esperar o tempo de cada semente.

      Abraço,

      Hosamis.

      Excluir
    2. Muito obrigada!!! Os três sementes que estou cuidando, só um germinou, e está cada vez mais lindo!! O seu blog me inspira!!! Beijooo...

      Excluir
    3. Ora vivas, Danielle!! Que tal você fotografar esta germinação e me enviar por e-mail para eu fazer uma postagem aqui no blog?

      Abraço,

      Hosamis.

      Excluir
  2. Quanto tempo demorou para o jatobá chegar no tamanho da foto com a legenda "Jatobá. Em crescimento."?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel! Desculpe-me a demora em responder. Bem, após germinarem (período que varia bastante, a depender da semente), o crescimento é bem rápido, cerca de 15 dias para chegar ao tamanho da imagem que você solicitou a informação.

      Abraço,

      Hosamis.

      Excluir
  3. como você fez para quebrar a dormencia? escarificação ou não fez nada, apenas semeou ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, plantei as semente em um buraco de cerca de 1cm. O segredo é que plante-as assim, bem rasas e de duas em duas sementes. Não fiz nenhum processo de escarificação.

      Hosamis.

      Excluir
  4. Olá, tenho um estoque de 730 sementes já escarificadas e estou plantando aos poucos, foram plantadas 18 sementes e somente uma germinou, as outras estão plantadas a 3 meses e ainda nem sinal, pesquisei vários fatores que poderiam estar influenciando mas até o momento tudo que fiz ainda não adiantou, poderia me sugerir algo? Desde já agradeço ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ghsg, desculpe a demora em responder. Não perca a esperança e continue esperando, pois veja a experiência que tive: duas sementes demoraram muito tempo para germinar, enquanto outras apenas duas semanas. O que posso te dizer é o seguinte: plante-as bem rasas, a cerca de 1cm de profundidade. Abraço, Hosamis

      Excluir
  5. Pelo que me parece estou com uma semente germinada, e eu nem lembrava o que era. Tem muito tempo que enfiei aquela semente no vaso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Alpha, algumas sementes são danadinhas para germinar e demoram mesmo.

      Abraços, Hosamis.

      Excluir
  6. Hosamis, parabéns pelo blog, super legal seu carinho e cuidado com as plantas! Já Consegui várias dicas aqui :-)
    Estou com 5 sementes de jatobá para plantar, mal vejo a hora de vê-las germinar!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Realmente quase um ano, entrei neste blog só para confirmar minhas suspeitas, numa lata em que cultivo Hibisco, recentemente começou a brotar algo diferente pelo tamanho da semente achei que fosse o Jatoba que ja tinha até desistido de ver crescer, pois plantei 3 e só agora mais de um ano depois brotou a primeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas sementes nos surpreendem, né Wilson?! Que bom que você compartilhou conosco sua experiência de plantio, cuidado, observação.
      Abraço,
      Hosamis.

      Excluir
  8. oi tudo bem !preciso de umas 3 semente bonita pra fazer um instrumento musical,hoje atarde achei um pe´de jatoba,mas já tinha caido tudo e a chuva apodreceu,alguem pode mim ajuda ? mim add no facebok joka boladão rts
    agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joka! Infelizmente não tenho nenhuma semente de jatobá para te enviar.
      Abraço, Hosamis.

      Excluir
    2. Eu tenho para vender se quiser.

      Excluir
  9. Lindo! Na escola onde trabalho (Cedral - SP) tem um lindo Jatobá de +- 20 metros e vou fazer um trabalho com os alunos na feira de ciências, já tenho sementes para o plantio! Parabéns pelo blog. Sempre tive um encanto por esta árvore linda! quem sabe consigo fazer um bosque na escola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sonho lindo, "um bosque na escola"! De semente em semente, plantio em plantio, certamente você conseguirá! Sucesso!
      Hosamis.

      Excluir
  10. Consegui umas sementes de jatobá e ainda bem que existem pessoas interessadas em fazer mudas desta árvore. Hosamis, muito obrigado viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, a germinação da semente de jatobá é um encanto. Você verá em breve!
      Abraço, Hosamis.

      Excluir
    2. http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/01/semente-de-jatoba-precisa-ser-raspada-para-uma-melhor-germinacao.html

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. ola hosamis,estou em uma fase que nao posso ver sementes que quero planta-las,sou apaixonada pelo jatoba,comprei as sementes,limpei,lixei,hidratei e hj dia 23-12-2015 elas serao plantadas e muito em breve farao companhia aos meus ipes e outras arvores que tenho em meu epqueno sitio. Prabens pelo blog. abaracos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, qual o tipo de terra q vc usou para plantar as sementes?

    ResponderExcluir
  14. COMPREI UMAS SEMENTES E JA ESTÃO CRESCIDAS,MUITO INTERESSANTE.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou com sementinha vou plantalas hoje e vou esperar.

    ResponderExcluir
  16. Eu estou com sementinha vou plantalas hoje e vou esperar.

    ResponderExcluir
  17. Eu estou com sementinha vou plantalas hoje e vou esperar.

    ResponderExcluir
  18. Eu estou com sementinha vou plantalas hoje e vou esperar.

    ResponderExcluir
  19. Tenho quase 2kgs de sementes aqui comigo e estou vendendo, quem se interessar.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760295819-sementes-de-jatoba-hymenaea-courbaril-10-unidades-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760304094-sementes-de-jatoba-hymenaea-courbaril-30-unidades-_JM

    ResponderExcluir
  20. quanto tempo uma muda leva para produzir frutos


    ResponderExcluir
  21. quanto tempo uma muda leva para produzir frutos


    ResponderExcluir
  22. Fiz tudo de acordo paraca germinação, mas a sentes apodrecem e não brotam. Por que?

    ResponderExcluir
  23. Corrigindo, as sementes apodrecem e não brotam. Você tem explicação? Se puder responda nesse e-mail : palolimaunifal@gmail.com, grato.

    ResponderExcluir
  24. Tenho muitas sementes, inclusive coloquei mais de 100 para germinar essa semana.
    Sou de sp capital e quando atingirem 70 centímetros vou plantar na serra da Cantareira,doar a quem quiser mudas. A dois anos plantei 17 mudas de jaca na serra mais bem na parte longe das trilhas para que os pássaros tenham alimentos. Tenho também muda de manga abacate,aroeira,caju amanhã vou plantar acerola,lichia e pêssego.

    ResponderExcluir