quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O coqueiro da escola

Estas fotos foram tiradas na época em que fotografei a horta da Escola Municipal Coronel Salomão Clementino de Faria, que se localiza perto de minha casa.
O pé de coqueiro estava carregadinho, vejam:


Entre nós, de Goiás, este tipo de coco é conhecido como "bacuri".


Olha aí, eles se formando:


Vejam as cores, quão belas são! Há tons de amarelo claro e roxo:



3 comentários:

  1. Conheci seu blog hoje,e achei muito interessante,gosto muito de plantas árvores frutíferas,hortaliças,tenho aqui em casa 2 pés de pokam,1 de limão,1 de laranja bahia,além de hortaliças diversas,mas tenho um coqueiro anão que os cocos não chegam a crescer,me disseram que são abelhas cachorro que colhem o pólem,e com isso os cocos caem sem crescer.Você conhece algum método que poderia solucionar esse problema?Já coloquei alguns inseticidas,não adiantou,agora coloquei um saco de telinha,mas parece também não adiantar.Se você conhecer algo sobre isso me diga.Obrigada.Parabéns pelo blog.Cris.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris. Encontrei esta resposta que poderá ajudar:

    "O coqueiro anão é chamado assim por apresentar precocidade de produção. As primeiras flores aparecem com 3,5 anos de idade e com 5 anos a planta começa a produzir um cacho por mês, se estiver corretamente adubada e irrigada, não apresentar doenças ou pragas e se estiver bem exposta ao sol. É uma planta tipicamente tropical, o que significa que temperaturas abaixo de 15 graus e baixa luminosidade são impeditivas à produção. Por isso, se estiver em região fria, a chance de ter uma boa quantidade de frutos é pequena, infelizmente. Não esqueça de colocar um punhado de sal grosso ao redor da planta (na projeção da sombra das folhas), pois a planta utiliza o cloreto. Lembre-se que por demorar a crescer, esse tipo de planta não responde imediatamente à adubação e à irrigação. Pelo contrário: o adubo que colocar hoje só fará efeito daqui a dois anos. Por isso, não espere a planta começar a lançar suas flores pra começar a cuidar dela! (Milinha - Engenheira Agrônoma - Mestre em Agricultura Irrigada - Coqueiro)."

    Espero ter ajudado.

    Abraço,

    Hosamis.

    ResponderExcluir
  3. COMO PLANTAR ESTE COCO DE BACURI(PALMEIRA)DEVO QUEBRAR A DORMENCIA QDO.

    ResponderExcluir