Google+ Seguidores

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Plantas medicinais: picão


Esta planta acima do gato, ao ladodo gato e suja de gato (rs) é o picão. A gente usa para males do fígado. Quando o bebê está com icterícia (intiriça, tiriça) a mãe, quando ouve os conselhos da mãe, avós (gente de sabedoria, sabe?) costuma dar banho no bebê na água fervida com picão. A água fica amarelada. Depois de alguns banhos o bebê fica bom. Os médicos (muitos) não recomendam, mas a mãe e a avó sim. Quem você seguiria? Eu tenho minha convicção na sabedoria de vida dos mais velhos, e não na academia dos mais novos.

6 comentários:

  1. Esta planta aqui no nordeste, é utilizada como chá para hepatite. Tem até farmácia de manipulação que vende ela em saquinhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Birula artes! O picão é utilizado para os males do fígado, inclusive para a cura da hepatite, como você mencionou, nesse caso como chá. Obrigada por enriquecer a postagem com a sua informação.

    Beijos,

    Hosamis.

    ResponderExcluir
  3. realmente o picão é otimo curou até o pé de atleta do meu esposo, e esta ajudando na cicatrização da sua cirurgia no calcanhar,uso como chá e banho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, grata por sua contribuição. Abraços, Hosamis.

      Excluir
  4. Limpa o figado mesmo! Essa planta funciona. E os gatos são "sementeiros", eles atuam nas cidades como distribuidores dessas sementes pelas vizinhanças. Aqui nasceu um monte e tem muitos gatos. Eles espalham as sementes pelos pelos. Além de outras plantas, porque não são apenas pássaros que espalham sementes.

    ResponderExcluir
  5. • Nome Científico: Bidens pilosa
    • Nomes Populares: Picão-preto, Amor-de-burro, Amor-seco, Carrapicho, Carrapicho-agulha, Carrapicho-cuambu, Carrapicho-de-agulha, Carrapicho-de-duas-pontas, Carrapicho-picão, Coambi, Cuambri, Cuambú, Erva-de-picão, Erva-picão, Erva-pilão, Fura-capa, Furacapa, Goambú, Macela-do-campo, Paconca, Picacho, Picacho-negro, Picão, Picão-do-campo, Pico-pico, Piolho-de-padre
    • Família: Asteraceae
    • Categoria: Plantas Daninhas
    • Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
    • Origem: América Central, América do Sul
    • Altura: 0.6 a 0.9 metros
    • Luminosidade: Sol Pleno
    • Ciclo de Vida: Bienal

    ResponderExcluir