segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A vagem da árvore Chuva de Ouro

Eis uma vagem da árvore Chuva de Ouro:





Desejo mostrar a vocês como é por dentro:


A casca é bem dura. Assemelha-se à casca de jatobá, entretanto é mais fina.


Verifiquei que as sementes ficam protegidas entre camadas de uma espécie de resina:



A resina é adocicada (eu provei); 
e à prova de fogo (tentei queimá-la com a finalidade de verificar se era inflamável). Pensava que seria o contrário, que pegaria fogo com facilidade, mas que nada, não queimou nenhum trisco, de jeito nenhum. 
Daí percebe-se como a natureza é cuidadosa.
O cheiro da resina é forte, mas doce. 



As sementes ficam muito protegidas. 
Ao retirá-las dos entremeios das camadas de resina, vi que são lisinhas e limpinhas.


Para visualizar a árvore, clique no link abaixo:



11 comentários:

  1. Eu amo esta árvore, simplesmente maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, próximo à praça por onde fazemos caminhada há um pé de Chuva de Ouro. Belíssimo, realmente, não canso de olhá-lo a cada volta e a cada volta admirar suas flores a formarem um tapete amarelo na dura calçada.

      Abraço,

      Hosamis.

      Excluir
  2. Eu peguei uma vagem dessas ainda verde e deixei secar e escurecer, mas ao abrir achei que estava um pouco mofada...é assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, creio que seja necessário deixar a vagem amadurecer no pé. Recolha quando ela estiver como esta mostrada nas imagens desta postagem.

      Um abraço,

      Hosamis.

      Excluir
  3. linda esta arvore como conseguir uma vagem

    ResponderExcluir
  4. O mel é ferro puro. Quebre tudo menos as sementes. Fica uma pasta de cascas, mel e sementes. Coloque tudo dentro de pouca água, lave, coe e obtém um preparado poderoso de ferro. Quanto menos água e mais substância, mais forte.

    ResponderExcluir
  5. Já fui agredido por uma :) ... . Ao passar por baixo, bati num galho com o ombro e uma destas vagens caiu na cabeça ... . A parte que fica para baixo tem uma ponta, forte, para cravar mesmo ... . A ponta entrou na cabeça, fazendo com que ficasse firme no tempo que levei para levar à mão até ela ... . É fantástica ... . Lembro que árvores se reproduzem de DUAS formas ... . Por sexo E por clonagem ... . O que nós não fazemos ... . Elas se clonam mantendo intactas mudanças genéticas interessantes ... . O gnoma delas é bem maior que o nosso. Não precisam de bombas mecânicas para fazer a circulação de seiva, mesmo em árvores com mais de 100 metros ... . Tem cérebro e um equivalente aos neuronios ... . E nos fazem crer que somos superiores :) ... .

    ResponderExcluir
  6. Tem árvores perto da minha casa e recolhi algumas no chão.
    Como faço bijus artesanais, gostaria de usar a casca para fazer um entremeios de colar de corda e para brincos tb. Gostaria de saber como tirar a parte de dentro sem danificar a casca, ja que vou envernizar e passar corda por dentro. Acho que vai ficar lindo!!! Me ajudem por favor!

    ResponderExcluir