quinta-feira, 27 de setembro de 2012

IPÊ- árvore, flores, vagem, semente

Há algumas semanas fotografei alguns ipês amarelos. 
As mais belas imagens são estas de uma árvore que está localizada em uma praça no setor onde moro. 
Veja como estava bela, toda florida:






Hoje (27/09/2012), ao fazer a caminhada, observei que o pé de ipê estava mudado: cheinho de vagens!










A árvore abaixo é vizinha desta acima. 
Repare que ainda está com algumas flores. 


A foto abaixo retrata uma vagem aberta de um ipê rosa, localizado na mesma praça. 
Aos meus olhos ela está bem disponível, pois oferece as sementas ao vento. 



Em zoom, parece uma dançarina (rs)! Olha, que lindeza!:


Duas sementes de ipê rosa que encontrei no chão:


As mesmas sementes bem arrumadinhas na raiz da mãe:


E a surpresa! 
Ao virar-me para procurar mais sementinhas, o que encontrei ali me emocionou: 
uma vagem que tinha acabado de cair, com suas sementes à volta:






Recolhi algumas sementes de ipê rosa para plantar, fazer mudas e doar. 
Em breve faço a postagem do plantio delas aqui no blog. 





22 comentários:

  1. Hosamis, adoro o modo como você se relaciona com a natureza. Por isso suas mãos são tão abençoadas para plantar e fazer essas maravilhas desabrocharem.

    Beijos,

    Cris Turek

    ResponderExcluir
  2. Cris, suas palavras são como essas sementinhas: elas chegam voando, de longe, e se plantam em meu coração, e germinam, e crescem de carinho, e dão flores e frutos, e se perpetuam na releitura e no relembrar.

    Beijos, amiga querida,

    Hosamis.

    ResponderExcluir
  3. Ola gostaria de receber doações de sementes de ipês.Meu nome wagner roberto.Endereço.Rua.João Ínacio Bicudo.N215.Vila Paulista Popular.CEP1246.000.Campos do Jordão.Obg

    ResponderExcluir
  4. Ola gostaria de receber doações de sementes de ipês. Meu nome é jhon helder, rua jose da ilha , 40 praia do futuro II fortaleza-ce cep.:60183720

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviarei as sementes em breve, Jhon.
      Abraços,
      Hosamis.

      Excluir
  5. Os Ipês são árvores lindas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Lindo,indo demais,mesmo o Ipê! Obrigada a Voc por divulgar estas fotos lindas,tão bem detalhadas.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber como faço para obter sementes ou mudas e ipê roxo e branco, pois aqui onde moro não existem essas variedades plantadas, só do rosa e algumas poucas do amarelo. Moro em Campina Grande, na Paraíba.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber como faço para obter sementes ou mudas e ipê roxo e branco, pois aqui onde moro não existem essas variedades plantadas, só do rosa e algumas poucas do amarelo. Moro em Campina Grande, na Paraíba.

    ResponderExcluir
  10. Oi, alguém poderia doar sementes ou mudas de Ipê amarelo ou roxo? Por favor!

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa noite.
    Sou o criador e coordenador de um projeto denominado Ipê na Serra que pode ser visto em detalhes no blog https://timblindim.wordpress.com/2011/11/28/ipes-nas-serranias-de-almadina/ e gostaria muito de receber doação de sementes para dá continuidade ao projeto, pois tenho dificuldades para adquirir essas sementes.

    Desde já muito obrigado e aguardo resposta.

    JOSÉ SILVA LACERDA
    RUA JONAS PLÍNIO 22
    CENTRO - ALMADINA/BA
    CEP:45640-000

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    também quero receber sementes de flores e árvores...amo a natureza...por favor me envio as sementes...tenho um quintal enorme e quero plantar pra ficar bem bonito...
    meu email: valembratel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    também quero receber sementes de flores e árvores...amo a natureza...por favor me envio as sementes...tenho um quintal enorme e quero plantar pra ficar bem bonito...
    meu email: valembratel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Hosamis que olhar tão poético e delicado o seu. Gostaria muito de conhecê-la pessoalmente para trocar figurinhas. Sou ativista ambiental há muitos anos. Eu tenho um sítio de 3 hectares na RM de Recife. Toda fruta que degusto e aprecio seu sabor, não consigo de jeito nenhum desperdiçá-la, guardo a semente p fazer mudas de qualidade para plantar ou doar a quem queira.Gostaria de receber sementes de ipê de cores variadas e me coloco a disposição para enviar alguma que vc queira para selar essa parceria de amantes da natureza.

    ResponderExcluir
  15. ah! Meu endereço para correspondência é rua Caruarú 132, Jardim Brasil 2, Olinda-PE.Meu email jus.madureira@gmail.com
    Parabéns por sua iniciativa, querida!!!

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ler o conteúdo de sua página inicial Hosamis sobre a pausa do projeto de envio de sementes. A mim ocorreu duas hipóteses como alternativas. Penso que postando a carta simples poucas sementes não seria necessário declarar o envio delas e a outra hipótese seria o destinatário pagar a despesa do envio do malote se for uma quantidade maior. O importante é não interromper esse seu trabalho tão rico e fundamental para a reconstituição ambiental. Espero que você continue espalhando suas sementes tão embebidas de sua bela poesia Hosamis.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Hosamis que olhar tão poético e delicado o seu. Gostaria muito de conhecê-la pessoalmente para trocar figurinhas. Sou ativista ambiental há muitos anos. Eu tenho um sítio de 3 hectares na RM de Recife. Toda fruta que degusto e aprecio seu sabor, não consigo de jeito nenhum desperdiçá-la, guardo a semente p fazer mudas de qualidade para plantar ou doar a quem queira.Gostaria de receber sementes de ipê de cores variadas e me coloco a disposição para enviar alguma que vc queira para selar essa parceria de amantes da natureza.

    ResponderExcluir
  18. Ao ver sua postagem notei que foi misturado a vagem de Handroanthus serratifolius o que pode deixar o leito atordoado. Na realidade tem duas espécies de Ipês. Graqto

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá Hosamis

    Meu nome é Francisko e gostaria de receber doações de sementes de Ipê que serão usados para trabalhos ambientais em aéreas degradas e comunidades carentes da minha cidade, pois acredito que a cada árvore que se planta nasce uma vida e novos sorrisos são contemplados.

    Quero lhe parabenizar imensamente pela iniciativa, que com absoluta certeza vai tornar uma praça, um cantinho ou até mesmo o coração de muitas pessoas mais feliz e alegre, cheio de vida, amor, harmonia e esperança de um amanhã melhor. Partilho sempre que posso de iniciativas como esta e sei como é gratificante ver nossas mudas espalhadas pela cidade e trazendo alegria nos olhares marcantes que as admiram fortemente.

    Parabéns

    Francisko Rodrigues
    Rua Ayres Da Cruz n°474 - Bloco 03, 4°andar Apto 403.
    Santa Etelvina, Manaus - AM
    CEP.: 69059-190

    Muito obrigado e vamos continuar a espalhar vida e esperança!!!

    ResponderExcluir