quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Romã, o resultado

 Vocês já conhecem o nosso pé de romã. 
Lembram-se como estava carregadinho? 
Hoje fizemos a colheita de uma infrutescência* 
(ahhh... queria muito falar "fruta", mas dizem que não é uma fruta... ahhh... tudo bem... Apesar de todos ou quase todos nós falarmos "fruta", coloquei abaixo das imagens uma pesquisa sobre a denominação "infrutescência". É interessante! )

Olhem só as imagens, que beleza:







*Infrutescência:

"A romã é uma infrutescência da romãzeira (Punica granatum) e não uma fruta. O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível.

Assim como os frutos são resultado da fecundação de flores, as infrutescências são, a rigor, o resultado da fecundação de flores de uma inflorescência, como um cacho de uvas, por exemplo. Entretanto, um uso mais corrente do termo "infrutescência" é associado a conjuntos compactos de frutos, onde cada fruto situa-se contíguo ou aderido ao outro, de forma que o conjunto se assemelhe a um grande fruto. Apesar da aparência externa coesa, estas infrutescências podem ser reconhecidas pela sua estrutura interna, apresentando um eixo central ao longo de todo seu comprimento com os frutos (semelhantes a "gomos") inseridos neste. Algumas infrutescências são conhecidas popularmente e vendidas como frutas, como por exemplo abacaxi, jaca, amora e figo - os verdadeiros frutos são os pequenos gomos encontrados nestas estruturas."

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rom%C3%A3
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infrutesc%C3%AAncia



Um comentário:

  1. Ahhhhh... entendi nada. Talvez, hoje, eu esteja com o raciocínio um 'pouquinho' lento, rsrs... Já ouvi esse nome(infrutescência) que soou aos meus ouvidos como algo negativo, rs. Nesse caso, a laranja(e família), a fruta de(o) conde...também estão nesse contexto? Por que o abacaxi?
    Por favor, agora estou interessada pelo assunto.
    aguardo resposta. Desde já fico grata pela oportunidade de conhecimento.

    ResponderExcluir